Sobre o grupo
nossa-história
Grupo Ninho de Teatro
Nossa história

O Grupo Ninho de Teatro tem 14 anos de atuação no interior do Ceará. Dedica-se a amadurecer uma pesquisa de linguagem poética que dialoga diretamente com os elementos culturais da região do Cariri cearense, em conversas com a história e a memória deste território, como uma janela para o mundo.


Mergulhando no cotidiano caririense e no que dele emerge já a partir do seu primeiro espetáculo, em 2008, tem se inspirado num misto poético da arte popular em hibridação com a arte contemporânea, numa carpintaria da cena estabelecida enquanto potência em si, e nunca como contrapeso.


O grupo tem investido em processos de construção de redes colaborativas/produtivas, expandindo ações para (re)pensar as dimensões do teatro e suas relações na contemporaneidade, numa trama poética-pedagógica-ética-política-social. Nesse sentido, labora criação, ensino e democratização da linguagem teatral a partir de ações artístico-pedagógicas para a região do Cariri cearense.

Linha do tempo

2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022

2008

  • - Nasce o Grupo Ninho de Teatro;
  • - Estreia do espetáculo Bárbaro (dir. Jânio Tavares e Joaquina Carlos);
  • - Bárbaro vence o XV Festival de Teatro de Acopiara, nas categorias Espetáculo, Direção, Ator, Atriz e Iluminação.

2009

  • - O Ninho passou a ser associação e produtora artística;
  • - Estreia dos espetáculos Avental Todo Sujo de Ovo (dir. Jânio Tavares) e Charivari (dir. Duílio Cunha).

2010

  • - Contemplado no Programa BNB de Cultura com o Projeto Sessão Dupla, circulando com Bárbaro e Avental Todo Sujo de Ovo por oito cidades do Cariri cearense, paraibano e pernambucano.

2011

  • - Fundação da sede do Grupo e espaço cultural Casa Ninho, localizada em Crato - CE;
  • - Contemplado no Programa BNB de Cultura com o Projeto Casa Ninho – Manutenção e Formação Teatral;
  • - Contemplado no VI Edital de Incentivo às Artes, da Secult-CE, com o Projeto Casa Ninho.

2012

  • - Estreia dos espetáculos Jogos na Hora da Sesta (dir. Jânio Tavares) e O Menino Fotógrafo (dir. Cecília Maria), sendo este último uma construção colaborativa com a Cia. Engenharia Cênica (Cariri – CE).

2013

  • - Estreia do espetáculo A Lição Maluquinha (dir. Rita Cidade);
  • - Contemplado no Edital de Incentivo às Artes, da Secult-CE, com o Projeto Recepção e Promoção Teatral.

2014

  • - Participou do Laboratório Porto Iracema das Artes com a pesquisa “Memórias de Mestres – A Mímesis Corpórea dos Mestres da Tradição Popular do Cariri”, com orientação do LUME Teatro (SP). Esta pesquisa gerou o experimento cênico Tributo aos Mestres.

2015

  • - Participou do Circuito Palco Giratório, promovido pelo SESC, com circulação nacional dos espetáculos Avental Todo Sujo de Ovo e Jogos na Hora da Sesta;
  • - Participou da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, com patrocínio da PETROBRAS e realização dos Amigos do Teatro José de Alencar, com circulação do espetáculo Avental Todo Sujo de Ovo por seis cidades do Ceará.

2016

  • - Estreia do espetáculo Poeira (dir. Edceu Barboza e Jesser de Souza);
  • - Participou da Mostra Acessível Rio das Olimpíadas, com apresentação do espetáculo Avental Todo Sujo de Ovo no Teatro Cacilda Becker (RJ);
  • - Contemplado na Lei Rouanet – Ministério da Cultura, com o projeto Repertório Retirante, que levou os espetáculos do Grupo para diversas cidades do Cariri cearense.

2017

  • - Contemplado no Rumos Itaú Cultural com o projeto “Grupo Ninho de Teatro – 10 Anos Levantando Poeira”, com circulação nacional do espetáculo Poeira, realização de Trocas de Saberes entre mestras e mestres do Cariri cearense e das cidades visitadas e lançamento de documentário sobre o projeto;
  • - Contemplado no Edital Funarte de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica;
  • - Contemplado no Edital de Incentivo às Artes, da Secult-CE, com o Projeto Casa Ninho – Manutenção, Pesquisa e Tradição.

2018

  • - Realizou a primeira turma da Escola Carpintaria da Cena – Formação Livre em Teatro e Tradição, constituída de 14 módulos de Teatro e Tradição Popular, dentro do edital Escolas da Cultura, da Secult-CE.

2019

  • - Realizou a VI Mostra Repertórios em Casa, com apresentações de espetáculos, exibições de documentários e Trocas de Saberes com nove mestras e mestres do Cariri cearense;
  • - Participou do XII Festival dos Inhamuns, com apresentação do espetáculo Poeira.

2020

  • - Contemplado no Edital Prêmio Fomento Cultura e Arte no Ceará, da Secult-CE, com o Laboratório de Criação Virtual – Trilogia Fractal Gêneros, resultando na obra audiovisual Fractais (dir. Mauro Cesar e tutoria de Janaína Leite);
  • - Contemplado no Edital Cultura Viva, da Secult-CE, com a Websérie Memórias de Mestras e Mestres do Cariri: Cartografia Audiovisual do Saber-Fazer;
  • - Contemplado no Edital de Seleção Pública para Patrocínio a Festivais Culturais no Estado do Ceará, da Secult-CE, com a VII Mostra Repertórios em Casa.

2021

  • - Participou do evento “Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas”, do Itaú Cultural, com apresentação de fragmentos da Trilogia Fractal Gêneros;
  • - Participou do Ateliê de Criação em Teatro do Projeto Arte Urgente, realizado pelo Instituto BR, culminando com a estreia do espetáculo Cabras [Experimento], dirigido por Edceu Barboza.

2022

  • - Abertura da segunda turma da Escola Carpintaria da Cena – Formação Livre em Teatro e Tradição, constituída de 14 módulos de Teatro e Tradição Popular, dentro do edital Escolas da Cultura, da Secult-CE.

Elenco

Cícero Elizieldon Dantas Bezerra
2---Elizieldon-Dantas

Artista-visual e ator, e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Participou de duas exposições coletivas. Desenvolve pesquisa na linguagem do audiovisual. É gestor do Ponto de Cultura Casa Ninho, atuando também como técnico de luz. Membro da Associação Grupo Ninho de Teatro e Produções Artísticas, desde o ano 2008. Atua nos espetáculos: Charivari (2009), Jogos na Hora da Sesta (2012), O Menino Fotógrafo (2012) e Poeira (2016).

Edceu Barboza de Souza
1---Edceu-Barboza

Artista, produtor e pesquisador no Grupo Ninho de Teatro e Coletivo Arruaça Escoamento. Gestor/produtor no Ponto de Cultura e Espaço Cultural Casa Ninho. É mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas PPGARC / Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2020), com dissertação/título: Grupo Ninho de Teatro, Experiências e Usos Táticos na Produção e na Gestão em Teatro de Grupo no Cariri Cearense. Graduado em História (2009) e Teatro (2016) pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

Fagner Fernandes
3---Fagner-Fernandes

Ator e produtor no Grupo Ninho de Teatro (Cariri, CE) desde 2018, graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri – UFCA (2019) e membro-gestor do Ponto de Cultura Casa Ninho (Crato, CE) desde 2018. Também é professor de teatro, tendo atuado na função em diversos projetos.

Francisco Francieudes
4---Francisco-Francieudes

É ator, produtor, iluminador e técnico de som/luz/cenário. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2010). É membro do Coletivo Atuantes em Cena desde o ano de 2013 e membro-fundador do grupo de dança, teatro e atividades performativas ARRUAÇA (2016), atualmente Coletivo ARRUAÇA Escoamento. Também é membro do Grupo Ninho de Teatro desde 2019 e gestor do espaço cultural e Ponto de Cultura Casa Ninho desde 2017.

Monique Cardoso
6---Monique-Cardoso

Artista, pesquisadora, produtora e gestora cultural. Doutoranda em Artes da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena/UNICAMP. Mestra em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Marketing, com especialização em Gestão Cultural. Diretora da ATO Marketing Cultural e do FAC Festival das Artes Cênicas - CENA CEARÁ. Realizadora do Além da Rua - Festival Internacional de Artes e Conexões. Integra os coletivos MANADA Teatro e Grupo Ninho de Teatro. É gestora do Ponto de Cultura e Espaço Cultural Casa Ninho e coordenadora de produção da Escola Carpintaria da Cena - Formação Livre em Teatro e Tradição.

Sâmia Ramare
8---Sâmia-Ramare

Artista, professora, pesquisadora e produtora. Graduada em Teatro pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2018). Desde 2004 desenvolve pesquisas dentro do campo das Artes Cênicas. É integrante e dirigente da Associação Grupo Ninho de Teatro e Produções Artísticas, gestora/produtora do Ponto de Cultura e Espaço Cultural Casa Ninho. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa – Ocupações Artísticas da Cidade / URCA/CnPq.

Clipping