Trilogia Fractal Gêneros
Consiste na pesquisa e
criação de três espetáculos de teatro cujas temáticas são atravessadas pelas
discussões em torno das teorias de gênero e sexualidade, no que tange tanto aos
universos feminino e masculino. Um devir: o agora como instantes de (re)construções
e desconstruções de nós. Um mergulho em nossas experiências e práxis do que nos
foi imposto como identidades de gênero, sexualidade e suas performances.
A Trilogia se
constitui a partir de elementos da auto-representação, proporcionando a
construção, nos corpos/cenas das atrizes e atores, de testemunhos autobiográficos
e escritas do eu, transitando no horizonte da cena teatral contemporânea e
formando uma tríade cênica que olha para a diversidade de gêneros existentes.
Episódio 1: Descarga
Minha carne treme treme treme...
Dou descarga, tomo banho, passo batom e prossigo.
Ou não.
A pesquisa e montagem para a criação do primeiro episódio da trilogia foram iniciadas em 2018. Através da articulação das mulheres-atrizes do Grupo Ninho de Teatro, o processo criativo se dá a partir de memórias de suas corpas.
Galeria
Episódio 2: Cabras
Processo criativo iniciado em 2019, através de um núcleo formado pelos homens-atores do grupo. Em cena, Edceu Barboza (diretor e ator), Elizieldon Dantas (ator) e Fagner Fernandes (ator), criam inspirados no universo das masculinidades, tendo como ponto de partida suas subjetividades, individualidades e experiências, recortando dentro do processo dramaturgias que atravessam a pluralidade e diversidade de como se dão as construções das masculinidades e o que se compreende socialmente sobre o que é ser homem.
Galeria
Episódio 3:
Com direção de Mauro César e tutorias de Janaína Leite, a pesquisa/montagem reúne em cena todo o elenco do Grupo Ninho de Teatro e foi iniciada no ano de 2021, em formato virtual, em virtude da pandemia do Covid-19. O espetáculo visa romper qualquer limite que passe por binarismos, e aposta numa auto-revelação das atrizes e atores do grupo.
A montagem conta com a colaboração des seguintes profissionais: Márcio Abreu (Oficina de Dramaturgia), João Miguel (Audiovisual), Rodrigo Mercadante (Preparação Vocal), Tomaz Aquino (Preparação Corporal), Luiz Renato (Iluminação), Penha Ribeiro (Figurino), Rodrigo Frota (Cenário), Evânio Soares (Música), Jaqueline Rodrigues (Fotografia) e Michel Leocaldino (Técnico de Audiovisual).
A pesquisa/criação se dá dentro do projeto Laboratório de Criação Virtual – Trilogia Fractal Gêneros, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n°. 14.017, de 29 de junho de 2020.