banner-carpintaria-da-cena

Escola Carpintaria da Cena – Formação Livre em Teatro e Tradição

Aprovada no Edital Escolas da Cultura 2017 – 2020, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, a Escola Carpintaria da Cena tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das/dos profissionais de teatro da região do Cariri cearense, através de um programa artístico-pedagógico desenvolvido pela Associação Grupo Ninho de Teatro e Produções Artísticas. Este programa é planejado de forma a aproximar e ampliar as relações entre a tradição popular do Cariri e o teatro, construindo diálogos a partir das disparidades e similaridades de ambos, configurando uma formação de trânsito entre a atriz/ator e a/o brincante.

A formação integra 14 módulos, constituídos de aulas teóricas e práticas com profissionais da cena teatral, grupos de tradição popular e mestras e mestres da cultura, que possam contribuir diretamente para o amadurecimento e a profissionalização do teatro do interior – Sul/Cariri cearense.


Galeria

MÓDULOS DE TEATRO

teatro_rodrigo_feed

Módulo: Técnica Vocal Baseada em Cantos Tradicionais Brasileiros

Ministrante: Rodrigo Mercadante (SP)


Release: Conteúdos básicos de técnica vocal: respiração, apoio, colocação, sustentação, criação de imagens, desenvolvimento do imaginário, princípios de atuação e desenvolvimento da escuta; Escuta orientada; Estudo das sonoridades características dos cantares da cultura popular.

O módulo visa proporcionar respaldo técnico básico que dê suporte para ampliação do uso consciente da voz; Aplicar exercícios básicos de aquecimento, apoio, colocação, respiração, articulação; Exercitar formas de reconexão entre corpo, emissão do som e movimento do corpo e das emoções e sensações.


teatro_dinho_feed

Módulo: Palavra-Ocupação: diálogos entre dois espaços - primeiro ocupe, depois se vire!

Ministrante: Dinho Lima Flor (SP)


Release: Esse trabalho norteia um percurso que sugere ao participante interferir em si mesmo. Para isso é preciso quebrar as rotas de costume que o corpo, a voz e o jeito de fazer obedecem. O fundamental nesse trabalho é não se ausentar de si, é se conectar com os sinais de criação que ainda não foram caricaturados.

Tendo como destino também ler, refletir e respirar poesia; se abrir para Drummond, Miró da Muribeca, Patativa do Assaré, Frei Betto, e outras/os poetas que interferem na vida presente. Portanto, esse encontro/oficina tem como objetivo primeiro: acessar um corpo para estar pronto para a ação criativa.  Fustigar o olhar para o ato poético. Interferir nos espaços físicos da sala, seu entorno e a rua. Poesia enquanto resistência à ideologia dominante.


teatro_aline_feed

Módulo: Composição em Dança: restrição como possibilidade

Ministrante: Aline Vallim (SP)


Release: Encontro em dança que propõe práticas criativas coletivas, exercícios de consciência corporal, jogos de improvisação e situações compositivas a partir da busca por se fazer um corpo-monstra/o.


teatro_anacristina_feed

Módulo: O Corpo Multifacetado 

Ministrante: Ana Cristina Colla (SP)


Release: Durante sua trajetória, o LUME bebeu de várias fontes de trabalhos práticos orientais, cujos elementos foram redimensionados e reestruturados para o trabalho que desenvolve, passando a compor o treinamento técnico das atrizes e atores. O foco deste módulo é a transmissão desses elementos técnicos híbridos experimentados que acabam por romper a fronteira entre a dança e o teatro. Mergulharemos no corpo como agente central, multifacetado, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita alongamento, força, segmentação, enraizamento, entre outros, ou seja ele corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração, na busca de uma expressividade pessoal.


teatro_tomaz_feed

Oficina: O Ator Estrangeiro

Ministrante: Tomaz de Aquino (CE)


Release: O ator estrangeiro é aquele que se descobre na sala de trabalho. Treina as suas potencialidades expressivo-emocionais sem a preocupação de uma forma/fórmula/acerto, mas em busca de um percurso próprio enquanto artista. Não é um colecionador de técnicas, mas um ator que experimenta e reinventa a sua poética e sua artesania, perdendo-se e reencontrando-se em sua cidade-corpo. Através do treinamento expressivo poético e de alguns princípios do butoh, pretende-se introduzir o participante no universo desse ator estrangeiro, e assim refletir também sobre o processo de formação do ator, com ênfase no trabalho corporal.


teatro_edivaldo_feed

Módulo: Corpo em Trabalho 

Ministrante: Edivaldo Batista (CE)


Release: É uma oficina de Teatro prática destinada à atores, atrizes e estudantes de artes cênicas, com base no processo de investigação que Edivaldo Batista desenvolve acerca dos itans mitológicos dos orixás, nação Keto, compreendo-os como pontos de estímulos energéticos, sensoriais e sinestésicos, na busca de outros terreiros possíveis de criação e expressão cênica ligadas diretamente ao trabalho físico do ator/atriz.


teatro_cecilia_feed

Módulo: (In)visibilidade e (Im)permanência: relações entre arte e cidade

Ministrante: Cecília Lauritzen (PB)


Release: Quais são as estruturas (in)visíveis da cidade em que vivemos? Tais estruturas são permanentes e/ou passageiras? O que elas contam sobre nossas memórias individuais e/ou coletivas? A oficina objetiva discutir e experimentar possibilidades de investigação do corpo no espaço, com foco no espaço urbano, por meio de exercícios e jogos da Deriva e dos viewpoints.


MÓDULOS DE TRADIÇÃO POPULAR

tradicao_naninha_feed

Módulo: Incelenças e Coco de Roda

Ministrante: Mestra Naninha (Crato – CE)


Release: Ana Gomes de Souza Silva, Naninha, nasceu no Sítio Lôbo, zona rural de Crato. Filha de Maria das Dores Gomes e Celestino Caetano da Silva, herdou dos pais o prazer de ser brincante. O pai foi cantador de coco e Mateus de Reisado, e a mãe foi cantadeira de Toeiras de coco e Incelenças (mulheres que cantavam nas sentinelas dos defuntos e enterro de anjos). Também da mãe e da ancestralidade desenvolveu a arte de mexer com barro, transformando-o em peças utilitárias (loiceira). Hoje, Naninha divide as tarefas domésticas com o artesanato em retalhos, e conduz o grupo de "Mulheres do Coco da Scan", onde mergulha na memória e vem à tona uma centena de toeiras, benditos, ladainhas.


tradicao_antonio_feed

Módulo: Reisado e Jogo de Espadas

Ministrante: Mestre Antônio (Juazeiro do Norte – CE)


Release: Antônio Ferreira Evangelista, mais conhecido como Mestre Antônio, iniciou brincando Reisado ainda criança. Hoje, com mais de 40 anos de Reisado, conduz o grupo Discípulos de Mestre Pedro, um dos mais atuantes e representativos da região do Cariri. Formado em 1996, é conhecido popularmente como “Reisado dos Irmãos”. Mestre Antônio e seu irmão Raimundo Ferreira (palhaço Mateus), foram brincantes ao lado de Mestre Pedro, e hoje dão continuidade ao grupo em sua memória, mantendo tradições como Renovações e tirando Quilombos no ciclo natalino.

tradicao_zulene_feed

Módulo: Lapinha e Danças Populares

Ministrante: Mestra Zulene (Barbalha – CE)


Release: Zulene Galdino é natural de Barbalha (CE), mas desde pequena vive em Crato (CE), onde tem a sua sede-casa, o Centro de Arte e Cultura Mestra Zulene Galdino. Começou a atuar na tradição em meados de 1975, seguindo os passos do seu pai, seu Luiz, que a ensinou a tocar pandeiro, triângulo e a introduziu nas manifestações populares. É uma das fundadoras da Fundação do Folclore Mestre Eloi Teles de Morais e recebeu o título de Mestra da Cultura Tradicional Popular em 2006. Em sua sede, ensina às crianças e jovens diversas danças populares, como a Lapinha, o Maneiro-Pau, o Baião e a Quadrilha Junina, com a qual já foi campeã estadual 25 vezes.


tradicao_aldenir_feed

Módulo: Reisado

Ministrante: Mestre Aldenir (Crato – CE)


Release: Com 90 anos, 10 filhas/os e mais de 50 netas/os e bisnetas/os, Mestre Aldenir segue sua história de doação e amor para a Cultura Popular do Cariri e do mundo. Nasceu e se criou na roça da Vila Padre Cicero e conheceu o reisado por influência do seu tio, Chico Mouco, há mais de 60 anos. Fundou o grupo Reisado de Reis de Congo, que se desmembra em três núcleos: um apenas com homens, outro só com mulheres e, desde 2013, o Reisado Mirim com crianças de até 11 anos de idade. Em 1997, foi homenageado com a placa e o título honorífico de Mestre do Saber e das Artes do Povo Cariri, pela Secretaria de Cultura do Crato/CE e, em 2004, recebeu também o título de Tesouro Vivo da Cultura, através da Secretaria de Cultura do Ceará.


tradicao_cirilo_feed

Módulo: Maneiro-Pau

Ministrante: Mestre Cirilo (Crato – CE)


Release: José Demétrio de Araújo, o Mestre Cirilo, nasceu em 1953 e iniciou sua história na Cultura Popular ainda menino, brincando no Reisado do Mestre Dedé de Luna. Em seguida, brincou ainda nos reisados dos Mestres Tico e Aldenir, totalizando mais de vinte anos de participação nos três grupos. Mas Cirilo veio com missão grande, veio pra guiar também, de modo que, sob os conselhos do Mestre Elói, ele formou o seu grupo de Maneiro-Pau, na comunidade da Bela Vista, em Crato, há mais de trinta anos. Em 2005, foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular e segue ajudando a manter a tradição do Maneiro-Pau viva e pulsante no coração do Cariri.


adriano_feed

Módulo: Banda Cabaçal

Ministrante: Mestre Adriano Aniceto (Crato – CE)


Release: A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, descendente de índios Kariris, é um grupo folclórico e musical da cidade do Crato. Surgiu ainda no século XIX, tendo como fundador José Lourenço da Silva, o Aniceto. Desde então, vem sendo tocada por sua família, todos agricultores de Crato.

Segundo o jornalista Pablo Assumpção, em seu livro “Anicete - quando os índios dançam”, a banda cabaçal reúne “atores que desempenham uma performance única e que mescla o passo matreiro e intuitivo de cada um com modos ancestrais de dançar e imitar animais, aprendidos com as gerações indígenas da família. É essa performance que evolui em danças e trejeitos bem particulares que os diferenciam de qualquer outra banda. Uma espécie de ritual secular que apresenta a força das coisas inéditas”.


tradicao_edite_feed

Módulo: Coco de Roda

Ministrante: Mestra Edite (Crato – CE)


Release: Edite Dias de Oliveira (Mestra Edite), é mestra de cultura popular, fundadora do grupo A Gente do Coco das Mulheres da Batateira (Crato-CE), formado há 42 anos, na sala de aula do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). Ao som do pandeiro, zabumba, triângulo, batidas de palmas e pés no terreiro, as agricultoras da comunidade, senhoras do coco e da vida, dançam vestidas de muitas cores e jovialidade.